Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de maio de 2024 22:15

Diretor sênior do Fundo de Defesa Ambiental elogia ações da gestão de Gladson Cameli na área

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Em reunião com o diretor sênior de políticas para florestas tropicais do Environmental Defense Fund – EDF ( Fundo de Defesa Ambiental), Steve Schwartzman, na manhã desta terça-feira, 19, em Nova Iorque, o governador Gladson Cameli recebeu elogios à política ambiental de sua gestão. A reunião faz parte de uma série de tratativas que Cameli realiza durante 15ª Semana do Clima.

“Quando discutimos o que está sendo feito pelos povos indígenas, tudo que vem sendo feito no Acre o coloca à frente dos demais estados do país”, disse Schwartzman. Ele acrescentou, ainda, que desde o início do governo Gladson, o diálogo com a comunidade indígena do Estado foi ampliado, “e isso é extremamente importante. O mundo certamente precisa dos exemplos do Acre”, destaca.

Diretor sênior de políticas para florestas tropicais do Environmental Defense Fund – EDF ( Fundo de Defesa Ambiental), Steve Schwartzman, elogiou a política ambiental da gestão de Gladson Cameli. Foto: Diego Gurgel/Secom

As afirmações ganham peso pela sua importância e legado de Schwartzman, que é antropólogo, para a defesa da Amazônia desde o início dos anos de 1980. Schwartzman foi um dos primeiros aliados do líder sindical Chico Mendes e participante de longa data da luta pelo direito à terra na Amazônia e responsável pela ida do líder sindical à ONU, pouco antes do seu assassinato em 1988.

Schwartzman também elogiou Cameli pela criação da Secretaria de Povos Indígenas e pela redução dos índices de desmatamento do Estado, um processo fundamental para a preservação da floresta, redução das queimadas e dos efeitos das mudanças climáticas.

Governador Gladson Cameli e comitiva de secretários durante reunião com diretor senhor do Fundo de Defesa Ambiental, Steve Schwartzman. Foto: Diego Gurgel/Secom

Cameli, por sua vez, fez questão de agradecer todo o apoio do antropólogo ao Estado e à Secretaria dos Povos Indígenas, bem como à secretária Francisca Arara. “Nós estamos aqui reafirmando nosso compromisso ambiental e informando, com números, que estamos cumprindo nosso dever de casa na redução dos focos de queimadas e desmatamento. E, saiba, queremos ampliar ainda mais nossas ações de valorização dos povos tradicionais. E, criando oportunidades de negócios ambientais, o Acre seguirá no protagonismo da pauta ambiental para mantermos nossos acordos e compromissos com o meio ambiente”, disse o governador.

Governador agradeceu o apoio do antropólogo ao Estado e à Secretaria dos Povos Indígenas, bem como à secretária Francisca Arara. Foto: Diego Gurgel/Secom

No encerramento da reunião, Schwartzman, elogiou o Estado pela realização do I Fórum Indígena de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais, um evento que fortaleceu a inclusão dos povos indígenas nas discussões e decisões acerca das mudanças climáticas e serviços ambientais do Estado e do mundo.

“Nós do Fundo de Defesa Ambiental nos sentimos muito contentes em apoiar um evento tão importante quanto o Fórum Indígena estamos muito bem impressionados com a criação da Secretaria, um grande avanço, além dos avanços no controle do desmatamento”, disse o antropológo.