Cruzeiro do Sul, Acre, 11 de maio de 2024 12:15

Decepção: Condenados por corrupção, Alécio Dias e Vagner Sales estão cotados para assumirem cargos comissionado no Governo de Gladson Cameli

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Eleito no primeiro turno, Gladson Cameli foi impulsionado por um desejo popular de um gestor que promovesse maior transparência administrativa que saneasse as contas públicas e que sobretudo se mantivesse afastado do menor indicio de corrupção.

Contudo, limitado em suas escolhas políticas pelos distintos grupos que o apoiou, Gladson pode estar em vias de causar fortes decepções ao seu eleitorado ao escolher nomes comprovadamente envolvidos em escândalos de corrupção para ocuparem importantes cargos no novo governo.

O site da capital, AC 24 horas publicou nesta segunda-feira, 7, em matéria assinada pelo jornalista Marcos Venícios, o caso da condenação de Alércio Dias, recém nomeado diretor do Acreprevidência por indicação de Sérgio Petecão, do PSD. A reportagem levantou o caso em que ele e sua esposa foram condenados por improbidade administrativa por terem descumprido edital de licitação beneficiando a empresa privada Acrevelinda. Para ressarcir os cofres públicos, a justiça determinou a penhora do gado de Alércio que foi a leilão para quitar sua dívida. 

A ficha de Alércio nem se compara com a de outro cotado para assumir cargo comissionado no governo Gladson. 

Condenado por peculato, Vagner Sales é réu em outros 15 processos, a maioria deles por improbidade administrativa, além de já ter tido parte de seu patrimônio bloqueado por medida da judicial em processo que responde na justiça federal por enriquecimento ilícito, no caso em que desviou recursos da SUFRAMA para asfaltar o acesso à sua fazenda. 

Embora seja compreensível que Gladson se veja obrigado a atender os interesses dos grupos políticos que ajudaram a o eleger, é inegável o ônus, também político, que tais nomeações irão trazer perante a opinião pública ao seu governo. 

No caso de Vagner, esse ônus certamente não se limita apenas à opinião pública. Vagner é hoje o maior adversário político do PP de Gladson no Juruá. Sem esconder suas pretensões, Vagner tem feito tudo ao seu alcance para minar lideranças progressistas no Juruá, com vistas a manter o seu domínio familiar que exerce através do MDB.

fonte:Juruáemtempo