Cruzeiro do Sul, Acre, 19 de abril de 2024 08:27

Cruzeiro do Sul tem 20 casos de tuberculose em 2018

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A segunda maior cidade do estado Cruzeiro do Sul registrou 20 casos de tuberculose somente em 2018. Os dados foram apresentados pela Coordenação de Hanseníase e Tuberculose do município.

A coordenadora Clícia Araújo disse que esses casos já estão sendo cuidados e monitorados pela saúde. “Nossa coordenação identifica esses pacientes que são acompanhados pelas equipes das Unidades de Saúde e são acompanhados por seis meses”, disse.

Segundo Clicia os sintomas incluem tosse com catarro e sem, perda de peso, suor noturno e entre outros. “Nós realizamos o exame no Centro Diagnóstico e no outro dia sai o resultado e já inicia o tratamento”, afirmou.

O que é Tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Causas

A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

Transmissão da tuberculose

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

fonte:Juruáonline