Cruzeiro do Sul, Acre, 21 de maio de 2024 10:01

Cruzeiro do Sul realiza 1ª Conferência de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Estiveram presentes no encontro os diversos segmentos da sociedade, representatividade das associações de moradores, Ministério Público, Ufac, Ifac, Depasa, todas as secretarias municipais, e os demais setores envolvidos na elaboração do plano.

Com o tema: ‘Saúde e Qualidade de Vida para População Cruzeirense’, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã desta quinta-feira (26), a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Estiveram presentes no encontro os diversos segmentos da sociedade, representatividade das associações de moradores, Ministério Público, Ufac, Ifac, Depasa, todas as secretarias municipais, e os demais setores envolvidos na elaboração do plano. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Everton Amaral, o objetivo dos planos é transformar Cruzeiro do Sul em uma cidade cada vez melhor para se viver.

“Este é o momento de apresentar o Plano de Saneamento Integrado e de Resíduos Sólidos, apresentar os resultados em forma de políticas públicas para sociedade, e ela que vai decidir se o que for apresentado pelos nossos técnicos, se é o que foi coletado em campo”, destacou.

A Procuradora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Drª Rita de Cássia Nogueira, participou do evento e falou a importância dos planos.

“Quando falamos de saneamento básico falamos de saúde, e de qualidade de vida. Saneamento Básico envolve serviços essenciais para nossa saúde. Existe um levantamento da Organização Mundial de Saúde, que dizia que a cada real investido em saneamento básico, se economizava R$4 reais em medicamentos e leitos hospitalares, e na verdade foi refeito esse cálculo, e a cada real investido se economiza R$9 reais para tentar curar doenças. Parabenizo Cruzeiro do Sul pela realização dessa conferência”, destacou a procuradora.

O Prefeito Ilderlei Cordeiro agradeceu o envolvimento de todas as instituições que contribuíram no desenvolvimento e elaboração do plano.

“Iniciamos esses planos em maio de 2017, decidi que não podíamos ficar de braços cruzados, e deixar um tema tão importante como esse embaixo do tapete. Queremos trazer esse debate para fora, conversar com a população, todas as instituições envolvidas, e parabenizo também nossa equipe com todas as secretarias que participaram na busca pelas informações, fazendo levantamentos hídricos, discussões sobre o saneamento, visitando os ramais, rios, nossos bairros, e hoje acontece a finalização desse debate. Daqui enviaremos a lei para aprovação na câmara de vereadores, para só então termos um plano direcionado para população em busca de levar melhorias para todos. É fazendo o melhor no presente que pensamos também no futuro”, finalizou.