Cruzeiro do Sul, Acre, 18 de maio de 2024 05:46

Cruzeiro do Sul concretiza municipalização do trânsito com credenciamento de agentes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Cruzeiro do Sul concretiza municipalização do trânsito com credenciamento de agentes

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, concluiu na manhã desta quarta-feira (09) a última etapa para municipalização do trânsito. O prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado do Secretário Municipal da pasta Coronel Alves, realizaram o credenciamento dos agentes municipais de fiscalização, ação que marca este importante momento para o município. Durante a solenidade foi realizada ainda a entrega de fardamentos, equipamentos e de uma viatura, como parte da Campanha Nacional Maio Amarelo 2018.

A partir desta quarta-feira, os 15 agentes credenciados passam a atuar na fiscalização, educação e engenharia, pelas vias da cidade. Serão 13 em operações diárias e 02 através de vídeo monitoramento no Ciosp. Neste primeiro mês as ações serão de educação, através de orientações aos usuários da via, passando a autuar após este período, visando assim a segurança dos usuários das vias, evitando os acidentes e salvando vidas.

“Fomos capacitados, então a partir de hoje a primeira equipe já está na rua, primeiramente fazendo o trabalho de educação que é o principal, para que as pessoas possam agir de forma correta, não sendo imprudentes, e nos ajudando, e as nossas expectativas são as melhores possíveis”, falou a nova agente credenciada Samila Maia.

De acordo com o Secretário Municipal de Trânsito, Coronel Alves, concluir a municipalização no trânsito era uma determinação do prefeito Ilderlei Cordeiro, que fazia parte de seu plano de governo, e hoje está sendo concretizada.

“Agrademos o apoio de todos que nos ajudaram desde 2015 quando começou esse processo, que encerra hoje com nossos agentes credenciados, aptos a irem pra rua, nos ajudar, ajudar o Detran nessa luta contra a violência no trânsito. Já fizemos muito investimentos na área de sinalização, e vamos conseguir nosso objetivo maior, que é justamente o de cuidar das vidas e evitar que os acidentes ocorram”, destacou.

O prefeito Ilderlei Cordeiro parabenizou o empenho de toda equipe que esteve a frente do processo. “Quero parabenizar ao Coronel Alves com a secretaria de trânsito que não mediu esforços, e há muitos anos vem tentando finalizar esse processo que concluímos agora com esta etapa, justamente a de levar esses agentes para as ruas. Eles estarão fazendo primeiro um trabalho de orientação e educação no trânsito, abordando a importância do comportamento que deve ser tomado pelos condutores, respeitando as leis do trânsito, para que possamos diminuir os acidentes em nossa cidade e não serem multados. Esse é mais um apoio, mais uma estrutura para melhorar o trânsito da nossa cidade, e assim salvar vidas, que é o nosso maior objetivo”, destacou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Histórico da municipalização:

-Todo processo teve início com a criação da Lei 630/2012, aletrada pela Medida Provisória 002/2017 e pela Lei 749/2017 para criação da Secretaria Municipal de Trânsito.

-Em 2016 foi criada a Lei 721/2016 que dispõe sobre o transporte clandestino e irregular.

-Em dezembro de 2017 a Lei 773 criou o Fundo Municipal de Transporte e Trânsito. Em seguida o Decreto 031, de 12 de janeiro de 2017 aprovou o regimento da Jari. 

-O Decreto 087 , de 11 de maio , dispõe sobre a nomeação dos membros da Jari.

-A Portaria 260, de 2017, integrou o município de Cruzeiro do Sul ao Sistema Nacional de Trânsito.

-A Portaria 002/ de 2018 criou o curso de agente de fiscalização de transporte e trânsito.

-Neste ano também foi assinado um convênio entre prefeitura, Detran e PM para atuação de forma conjunta.

Assessoria