Cruzeiro do Sul, Acre, 6 de maio de 2024 14:33

Coronel da reserva do Exército Augusto Maciel de Sousa poderá ser a grande surpresa na eleição para deputado estadual no Acre

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

 

Depois de muitos desafios vencidos na vida militar e na vida pessoal, o agora coronel da reserva do Exército Brasileiro Augusto Maciel de Sousa, de 48 anos irá para mais um desafio em sua vida, desta vez brigar por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Acre na eleição deste ano. Filiado ao PL, Maciel está realizando sua pré-campanha com os pés no chão e com apoio de muitos amigos que querem ver uma nova política em nosso estado.

Natural de Ponta Porã (MS), estudou em colégio militar e depois prestou concurso para oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). “Era o início de 1998. Eu olhei para o mapa e decidi vir morar no Acre. Foram 32 anos de Exército e 10 servindo aqui”, disse.

Engenheiro militar, Augusto Maciel  também é formado em Educação Física e tornou-se um atleta de alta performance, disputando varias competições no Brasil e exterior.  “Eu fui convocado para a equipe de triátlon e competi na Índia, Equador, EUA, Honduras. Depois de algum tempo, nesta mesma modalidade, fui ao mundial no Canadá e fiquei em segundo lugar”, relatou, acrescentando que as etapas da prova eram 10 km de natação, 418 km de bicicleta e 84 km de corrida”.

Por causa do excelente desempenho, ele foi convidado para ser instrutor de educação física no Rio de Janeiro, onde assumiu o cargo de técnico da equipe feminina de pentatlo. “Eu ainda participei dos jogos mundiais militares. Enfim, eu fui atleta e treinador de alta performance, competindo nacional e internacionalmente”, destaca.

Agora, na reserva, o militar, que fixou residência no Acre, dedica-se à produção rural no município de Porto Acre. Além do empreendedorismo, também decidiu ser pré-candidato a deputado estadual. “A nossa região tem localização estratégica, temos recursos naturais únicos e uma vocação econômica para o agronegócio, notadamente a agroindústria”, propõe o pré-candidato, para quem a política é um meio para devolver à população aquilo que é dela.

Agronegócio

“Possuímos uma localização estratégica quando se trata de exportações e podemos atrair inúmeros investimentos como, por exemplo, o desenvolvimento de polos de tecnologia e pesquisa farmacêutica, cosmética e alimentícia, dentre outras tipologias produtivas que podem se adequar plenamente às potencialidades regionais”, disse.

Aproveitar o potencial em culturas como a mandioca, a banana, o açaí, o café e a fruticultura de modo geral é uma das bandeiras do pré-candidato a deputado estadual.

“A agroindústria deveria ser uma das prioridades do agronegócio, já a pecuária, que está consolidada, precisa de novas técnicas de manejo, que utilizem ciência e tecnologia, para o aumento do rebanho, respeitando o meio ambiente”, afirma Augusto Maciel, defendendo a adoção de políticas de Estado para impulsionar o desenvolvimento.

Autismo

Pai de uma menina diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o pré-candidato, que buscou o diagnóstico e tratamento precoce, disse que o número de crianças autistas no estado é alto e, de forma proporcionalmente inversa, o poder público não dispõe de uma estrutura adequada para receber essa demanda. “E nem para dar suporte para as famílias, que vivem em função das crianças. O estado precisa estar aparelhado para diagnosticar e tratar esse público. Eu invisto um terço do meu salário com o tratamento adequado para minha filha, que antes não falava, e hoje já se comunica. Por isso, uma das minhas lutas, será que o estado ofereça tratamento adequado para todas as crianças autistas e famílias do Acre”, enfatiza o Cel. Augusto Maciel.

Carreira exemplar

Augusto Maciel teve uma carreira militar exemplar. Iniciou como aspirante a oficial e chegou ao posto de Coronel, com todas as promoções por mérito. Nessa jornada, participou de cursos de Guerra na Selva, Paraquedismo, Escalador de Montanhas, Mergulho, Altos Estudos Militares e de Operações Antiminas, no Equador. Além disso, trabalhou em missões da União dos Estados Unidos (UEA) e de cooperação internacional, instruindo os oficiais das forças armadas de Honduras.

” Quero ter a oportunidade de ser deputado estadual para fortalecer as bandeiras do esporte, Agronegócio, Autismo, infraestrutura e outros setores que precisam de mais atenção do poder público. Quero fazer uma política nova, junto a população e buscar benefícios para o coletivo” Finalizou Augusto Maciel