Duas alunas da Escola Municipal Ismael Gomes de Carvalho, da Prefeitura de Rio Branco, participaram da cerimônia de premiação do projeto “Ministério Público do Trabalho na Escola”, que aconteceu, nesta terça-feira (19), no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae).

Brenda Eloá Costa e Maria Eduarda Araújo, ambas do 5º ano, foram classificadas em primeiro lugar, na fase estadual, nas categorias desenho e conto e irão representar o Acre na fase nacional do concurso. As alunas receberam troféus, medalhas e outras premiações por suas participações na competição e demonstraram confiança para a próxima etapa do projeto.
“Eu sempre gostei de criar histórias quando era menor. Eu espero ganhar, pois minha mãe, minha família, meus parentes e meus amigos me colocaram muita confiança”, disse Maria Eduarda, autora do conto “Um Grande Sonho”.
Já, Brenda Eloá, com seu desenho nomeado “Combate ao Trabalho Infantil”, revelou estar nervosa com a etapa nacional do concurso.
“Eu estou muito feliz e orgulhosa, mas também estou um pouco nervosa. Eu estou bem confiante no momento, com um pouco de medo, mas confiante”, afirmou.

A classificação das alunas demonstra o empenho da Escola Municipal Ismael Gomes de Carvalho em trabalhar temas de relevância social e promover a formação cidadã dos alunos. O assessor técnico da prefeitura Alysson Bestene, que representou o prefeito Tião Bocalom na cerimônia parabenizou as estudantes e todos os educadores envolvidos no processo de execução do projeto.

“Primeiro participar desse projeto através da Prefeitura Municipal de Rio Branco, representando nosso prefeito Tião Bocalom, que tem investido muito na educação e a gente tem visto resultado. Quero parabenizar os profissionais da escola Ismael Gomes, parabenizar a todos que se envolveram no projeto, os gestores, coordenador, diretor e professoras das alunas. No momento certo elas vão poder trabalhar, porque lugar de criança é na escola”, ressaltou.
A secretária municipal de Educação (Seme), Nabiha Bestene, enalteceu a iniciativa do Ministério Público do Trabalho com relação à conscientização sobre o trabalho infantil.
“É um trabalho de conscientização para as crianças, realmente, lugar de criança é na escola, e não no trabalho. Essa é uma maneira que o Ministério Público faz com muita ênfase, onde a penetração nas escolas é de suma importância para que essas crianças tenham essa orientação e levem aos pais também, pois o importante é a família saber que o lugar da criança é na escola”, enfatizou.
Prêmio MPT na Escola
O concurso selecionou e premiou melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas públicas de todo o estado do Acre, tendo por objetivo disseminar, por intermédio da comunidade escolar, a temática do trabalho infantil e suas implicações, foi o que esclareceu o procurador do MPT, Roberto Vignoli.
“A importância é justamente que o Ministério Público do Trabalho não pode atuar somente a partir de demandas externas, de denúncias. O MPT nas Escolas vem dessa forma, buscando não só o combate, buscando a erradicação por meio da educação. As crianças acabam sendo o futuro, e por meio da educação talvez tenhamos a quebra de barreiras culturais de que o trabalho infantil pode ser algo positivo para alguma criança”, acrescentou.