Cruzeiro do Sul, Acre, 25 de abril de 2024 03:31

Coluna Política Pimenta no Reino 27-02-2018

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Alan Rick se mobiliza para levar o DEM para a aliança de Gladson, com ou sem Bocalom

Após conversa com Agripino sobre o partido, deputado visitou aliados no Acre para tratar da ‘unidade da oposição’

ENQUANTO ISSO, NO VALE DO JURUÁ…

O comandante da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul, major Lázaro Moura, anuncia que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa do Acre, nas eleições deste ano. Enquanto sobram deputados medíocres, faltam reforços nas polícias…

MOMENTO DE COBRAR

A despeito disso, será uma boa oportunidade para que o major Moura explique por que cargas d’água o segundo maior município do estado deixa a desejar no quesito rondas diárias do policiamento ostensivo nos bairros. A principal reclamação dos cruzeirenses é que durante as noites e madrugadas quase não se vê as patrulhas da PM nas ruas da cidade.

QUANTO PIOR, MAIOR!

A decisão de Lázaro Moura, aliás, o ombreia ao secretário de estado de Segurança Pública, Emylson Farias. Por estas bandas, quanto pior o desempenho dos mandatários do setor público, maior o voo que eles almejam fazer.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Frente à intenção de Moura de concorrer à Aleac, resta a seguinte indagação: o que ele poderia fazer como deputado estadual que não consegue como comandante da PM de Cruzeiro do Sul?

SUCATEADAS

A propósito deste assunto, o atendimento dado por uma atendente do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp) ao empresário e ex-presidente da Associação Comercial do município de Brasileia, Joaquim Lira – conforme revelou uma reportagem deste portal de notícias –, revela tão-somente o sucateamento das polícias no Acre.

À MÍNGUA

Sem combustível, viaturas e efetivo para atender às demandas crescentes da população da capital e do interior do estado, resta ao Ciosp ‘orientar’ que o cidadão faça um boletim de ocorrência nas delegacias, onde a papelada se amontoa pelos mesmos motivos.

GOVERNO DO FAZ-DE-CONTA

Pra piorar, o atual governo propagandeia nas emissoras de TV dados como a extensão de nossas fronteiras para reforçar, ainda que sub-repticiamente, a cantilena de que a culpa pela violência é do governo federal. Ora, não bastassem as mazelas diárias, Tião Viana segue a encher os bolsos dos empresários de comunicação do estado na tentativa de justificar o que não consegue na segurança pública.

CONSELHO AMIGO

Algum dos muitos ‘aspones’ do governo, cujo salário é superior a R$ 15 mil, precisa dizer ao chefe que melhor seria empregar a grana da mídia no pagamento dos postos de combustíveis. Quem sabe assim o empresário Joaquim Lira não poderia receber em casa, após três arrombamentos, a visita da Polícia Militar…

PEDRA CANTADA

A coluna afirmou, semanas atrás, que os nobres parlamentares estaduais não aprovariam o requerimento da deputada Eliane Sinhasique, do MDB, convocando o empresário Jarbas Soster para depor nas comissões da Casa sobre o programa Ruas do Povo. Na mosca!

EXPECTATIVA

Cabe agora à deputada emedebista cumprir o compromisso de convocar Soster para uma coletiva de imprensa, durante a qual ele esclareça de uma vez por todas as insinuações de que as obras do programa estão eivadas de irregularidades.

DEVER DE CASA

Depois de ter uma conversa ao pé do ouvido com o presidente nacional do Democratas, senador José Agripino Maia, em Brasília, o deputado federal Alan Rick fez a algumas visitas a aliados de partidos políticos da oposição, no último final de semana.

FOCO

A agenda de Alan está voltada para o ingresso do seu partido na aliança capitaneada pelo Progressista do senador Gladson Cameli, pré-candidato ao governo estadual nas eleições deste ano.

IDEIA FIXA

E enquanto Alan Rick se movimenta para fortalecer a sua indicação para vice-governador na chapa do Progressista, Bocalom esperneia, atribuindo a possível mudança do comando do DEM no Acre a Gladson Cameli.

ALTO LÁ!

Coube ao presidente do PP no estado, José Bestene, fazer o contraponto à fala do ex-prefeito de Acrelândia, lembrando que o que se passa nas hostes do Democratas precisa ser resolvido por ele e Alan Rick!

PERIGO

Em relação à virtual candidatura do coronel Ulysses Araújo pelo DEM, um líder da oposição lembrou que ela, por ora, é só uma aventura. “Mas com o apoio do DEM se tornaria uma aventura perigosa”, emendou.

Anotado
“Nada contra Ulysses”, reiterou nossa fonte, “mas o momento é de união para derrotar o candidato do PT”, acrescentou.

BOM SENSO

Em relação à movimentação do deputado Alan Rick, Bocalom mantém o discernimento ao minimizar sua iniciativa, já que declaradamente era postulante a uma vaga no Senado quando atraiu o parlamentar eleito pelo PRB. Com sua decisão de disputar uma cadeira na Câmara Federal, o ex-prefeito embolou o meio de campo no DEM, com enorme prejuízo para o recém-chegado.

RECALCITRANTE

O que não dá pra engolir é que Tião Bocalom queira um bode expiatória a quem culpar por suas caturrices.

MULHERES EM AÇÃO

Presidido no Estado por Marcia Bittar, o Solidariedade possui uma das melhores chapas para deputado estadual pela oposição. E um dos nomes mais cotados desta eleição para a Câmara de Deputados – o da procuradora de justiça Vanda Milani. O PTB da empresária Charlene Lima segue pelo mesmo caminho.

DANÇA DAS CADEIRAS

O PTB, aliás, deverá ganhar novos nomes depois que a jornalista Wania Pinheiro desistiu de sua pré-candidatura a deputada federal, o que inevitavelmente deverá alçar Charlene à disputa. Com esta última fora da corrida à Aleac, outros nomes fortes deverão se unir à sigla para concorrer a uma cadeira de deputado estadual.