Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de abril de 2024 16:46

Coluna Pimenta no Reino 18-08-2019

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

PSB cresce e Socorro Neri poderá disputar reeleição com chance de vitória

Os partidos aliados ao governador estão correndo atrás de nomes para disputar a prefeitura

Não aprova

O deputado estadual Jenilson Leite declarou, nos bastidores da Aleac, que o PT não deveria lançar candidatura à prefeitura da capital. O ideal para ele seria uma união com o PSB, em apoio à reeleição de Socorro Neri. O que se comenta é que a saída do médico do PCdoB se deu devido a um possível convite para ser vice de Neri em 2020.

Boa gestão

Socorro Neri vem fazendo uma boa administração. As ruas de Rio Branco estão bem melhores que quando ela assumiu a prefeitura, quando a cidade era um buraco só. Também não se ouve falar em escândalos de corrupção. É uma gestora equilibrada e pode dar muito trabalho, caso decida disputar a reeleição.

Fortalecido

O PSB é hoje o partido mais forte da Frente Popular do Acre. A sigla se fortalece a cada dia e isso aumenta as chances de Socorro Neri disputar a reeleição com chances de vitória.

Sem nomes

Até o momento, os partidos aliados ao governador Gladson Cameli estão ainda correndo atrás de nomes para disputar a prefeitura da capital, no ano que vem.

MDB tem nome, mas…

O único partido que tem um nome bom que poderia enfrentar a atual prefeita seria o MDB, no caso o deputado Roberto Duarte. Mas, pelo andar da carruagem, Duarte está longe de ter o apoio do governador.

Carta do Gladson

Um aliado de Gladson assobiou no meu ouvido e disse que o governador tem uma carta na manga para disputar o jogo, mas pediu que, por enquanto, isso ficasse em sigilo. Sou uma jornalista que perco o furo, mas nunca o amigo. Por isso, não divulgo agora.

Eleições 2019

Esse mesmo aliado me disse ainda que acha que o nome da prefeita Socorro Neri vem se fortalecendo muito, e que se não houver uma união entre os aliados do governo, na disputa pela prefeitura da capital no próximo ano, Neri poderá levar o jogo ainda no primeiro turno.

Jorge na Aldeia

O jornalista Jairo Carioca entrevistou o ex-senador Jorge Viana na rádio Aldeia FM na última sexta (16). Carioca segue o que vem pregando o governador Gladson Cameli: imprensa livre.

Jairo Carioca em programa/Foto: cedida

Qualidade

Uma das grandes qualidades que tem o atual governador do Acre é de não ser perseguidor e deixar a imprensa livre para criticar e também divulgar as ideias contrárias à sua.

Bem articulado

O grupo da deputada Vanda Milani, que está sob o comando do secretário Israel Milani, é um dos mais articulados dessa frente de partidos que formam o governo Gladson Cameli.

Hassem

Israel tem ao seu lado grandes articuladores, como é o caso do ex-prefeito André Hassem, que está hoje na direção do Imac, um dos órgãos mais importantes do governo estadual.

Lealdade

André tem se destacado por sua lealdade ao grupo da deputada Vanda Miliani e nas articulações que vem fazendo dentro do Imac. Ele se afinou bem com seu líder, Israel Milani.

Bittar no interior

Senador Marcio Bittar está no Acre desde a última quinta-feira (15). Após se reunir com diversas lideranças políticas da capital, viajou para o interior do estado. Neste sábado (17), ele esteve em Plácido de Castro e Acrelândia, onde sentou com aliados para discutir as Eleições 2020 e recursos financeiros para o município.

Conversa boa

O escritório político do senador Marcio Bittar ferve quando o político chega ao Acre. Ele sempre vem na quinta-feira e volta à Brasília no domingo a noite. Na tarde de sexta (16), ele conversou com muitas lideranças, entre elas: Alisson Bestene, Secretário Mauro, Nilo, Lívio Veras e João Passos.

Nadando de braçada

Estive em Brasileia na última sexta (16). Nos quatro cantos da cidade, a conversa é uma só: hoje não existe adversário para a prefeita Fernanda Hassem. Ela está nadando no quesito popularidade.

Aprovada

Fernanda tem se destacado e recebido aprovação da população porque realmente mudou a cara de Brasileia. Só não vê quem não quer.

Não bate

Apesar das boas lideranças que existem hoje na maior cidade de fronteira do Alto Acre, como o estimado Ermerson Leão, a força do grupo de oposição no município não vem conseguindo bater a popularidade de Fernanda.

Simpatia de Gladson

E tem mais: Fernanda tem a simpatia do governador Gladson Cameli. E não é de hoje essa ligação estreita entre os dois. Se isso vai resultar em um futuro apoio do governante a ela, só o tempo dirá.

Briga boa

Em Sena Madureira a briga vai ser boa. Talvez as próximas eleições no Vale do Iaco sejam das mais acirradas nos últimos 30 anos. O deputado Ghelen Diniz, que está afinadíssimo com a ex-prefeita Toinha Vieira, deverá ser o adversário do atual prefeito Mazinho Serafim (MDB).

Todos contra um

Diniz, além de ter o apoio do governador Gladson Cameli, terá ao seu lado quase todas as lideranças que apoiaram Serafim nas últimas eleições. Vai ser uma boa disputa.

Oportunidade

O prefeito Mazinho Serafim terá a oportunidade de provar que tem votos cativos. Na última eleição, todos sabem que a publicitária Charlene Lima e o deputado Ghelen Diniz, além de outras lideranças, foram muito importantes para sua vitória.

Mais uma

A prefeita Marilete Vitorino se meteu em mais uma enrascada. Agora deverá enfrentar na próxima terça-feira (20) uma ação na Câmara de Vereadores, que pede a cassação do seu mandato.

Impressionante

A falta de habilidade de Marilete impressiona. Ela sempre teve apoio incondicional do governador Gladson Cameli, desde a época em que ele era senador e liberava recursos, através de emendas parlamentares para o município, mas ela não conseguiu alavancar sua gestão.

Um burro todo

Parece que enterraram não só uma cabeça, mas um burro inteiro em Tarauacá, após a eleição de Marilete. A prefeita deveria tomar um banho de sal grosso com peão roxo e tipi.

Possível candidato

O vereador Emerson Jarude pode ser candidato à prefeito pelo MDB. É o que dizem fontes seguras do partido gerido pelo deputado Flaviano Melo.

Com isso, Roberto Duarte Jr não seria o candidato natural do partido, como cogitado pela mídia recentemente.

Empecilhos

O problema para a oficialização dessa possível candidatura é que os emedebistas temem que se por acaso, Jarude chegue a vencer o pleito de 2020, possa vir à abandonar a sigla, como fez em 2016, com o PSL, assim que ganhou uma das 16 vagas na Câmara de Vereadores

Projetos aprovados

Roberto Duarte Júnior, do MDB, é o parlamentar com mais projetos aprovados pelo governador Gladson Cameli. Para variar, são projetos de grande relevância para a população.

Democracia

Isso prova que apesar das críticas ao governo, Gladson Cameli se torna, sem sombra de dúvidas, o governador mais democrático da história do Acre, ao aceitar as críticas recebidas.