Cruzeiro do Sul, Acre, 25 de abril de 2024 18:56

Caminhada marca mês de Combate a malária, influenza, hanseníase e hipertensão

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Assessoria

Uma grande mobilização com profissionais das diferentes coordenações da Secretaria Municipal de Saúde foi promovida pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul no fim da tarde de segunda-feira (23), com a realização de uma caminhada conjunta em alusão ao mês Mundial de Combate a Malária, de Combate a Hipertensão, Combate a Hanseníase e imunização contra a Influenza, todos comemorados neste mês de abril.

A mobilização, que saiu do último portal da Avenida Mâncio Lima até o Coreto da Praça do Centro Cultural, foi realizada com objetivo de chamar atenção da população para a prevenção dessas doenças. A coordenadora de endemias, Muana Araújo, destacou que que o Dia Mundial de Combate a malária é comemorado no dia 25 de abril, e mesmo com a redução apresentada nos últimos meses de casos registrados da doença em Cruzeiro do Sul, ainda é preocupante os números registrados.

“Cada um apresentou aqui seus trabalhos, afim de conscientizar nossa população quanto a essa problemáticas. Desde novembro observamos uma redução considerável, fechamos o último mês com 1200 casos, mas mesmo assim ainda são mais de mil pessoas doentes, e estamos querendo mudar essa realidade”, destacou.

A coordenadora do setor de imunização, Taiana Félix, explicou que a campanha nacional de imunização começou no dia 23 de abril e se estende até o dia 01 de junho, tendo como meta vacinar mais de 20 mil pessoas. “Nessa caminhada queremos chamar a atenção da população para a importância dessa vacina. Todo público alvo pode procurar as unidades de saúde da zona urbana e rural”, falou.

A coordenação de hipertensão, comemora no Dia 26 de abril o Dia de Combate a doença. A coordenadora do setor enfatizou a importância dos cuidados que devem ser tomados para evitar a doença. “Esse mês é de conscientização e combate a hipertensão. Somente o ano passado em Cruzeiro do Sul tivemos 186 mortes relacionadas a hipertensão, então temos que combater e fazer os cuidados necessários”, disse a coordenadora Ana Cláudia Damasceno.

Neste mês, a coordenação de hanseníase deu início também a um trabalho nas escolas, com busca ativa da doença em busca de prevenir. “Apesar da hanseníase ainda está centralizada na saúde estadual, nós estamos realizando a investigação com a faixa etária de 05 a 14 anos, através de uma campanha nas escolas, onde fazemos junto com a campanha contra verminose, do Albendazol, determinado pelo Ministério da Saúde”, relatou Antônia Soares, técnica de enfermagem da coordenação de hanseníase.

Todas as coordenações continuam realizando inúmeras outras atividades e ações no decorrer do mês, relacionadas a cada um dos temas.