Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de abril de 2024 01:02

Bancada pede inclusão do Acre no projeto-piloto de Segurança Pública em reunião na Secretaria de Governo de Bolsonaro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Senadora Mailza Gomes que articulou agenda destacou ao ministro Ramos a necessidade de investimentos federais  na segurança pública do estado.

A bancada federal do Acre esteve em audiência nesta terça-feira, 10, com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, para solicitar a inclusão do Acre no projeto-piloto de Segurança Pública. A senadora Mailza Gomes que articulou a agenda destacou ao ministro a importância de recursos federais para diminuir os índices de violência no estado. Estiveram presentes o senador Sérgio Petecão (PSD), os deputados federais Alan Rick (PRB), Jesus Sérgio (PDT), Manuel Marcos (PRB) Vanda Milani (Solidariedade) e Perpétua Almeida (PCdoB). O representante do governo do Acre, Ricardo França e  o Coronel Ulysses da Secretaria Nacional de Segurança Pública também participaram da audiência.

De acordo com a senadora a reunião foi extremamente importante para incluir o Acre no radar da presidência da República. “Sabemos  da importância do governo federal em nosso Acre, estou atenta e empenhada em contribuir com o nosso governador Gladson Cameli que tem entregado resultados positivos na área da Segurança Pública, mas que precisa de mais recursos e uma atenção especial do governo Bolsonaro”, frisou Mailza.

Especialista da segurança do Acre e atualmente integrante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Coronel Ulysses, também esteve presente na reunião e informou com detalhes os números da segurança acreana. “Uma honra atender ao convite da Senadora Mailza para acompanhar a bancada de parlamentares do Acre na audiência com Ministro Secretaria de Governo da Presidência na busca de melhorias na Segurança Pública do nosso Estado. Ficou acertado uma reunião com o Ministro Sérgio Moro no sentido de levar as demandas defendidas pela senadora Mailza e bancada, tendo como base as informações e radiografia da segurança pública do Acre, a qual tive oportunidade de relatar e que será replicada ao ministro da Justiça. Muito feliz em poder ajudar o Estado do Acre no plano nacional de segurança” destacou o coronel.

Para o coordenador da bancada, senador Sérgio Petecão os parlamentares, independente de partido, estão unidos em à favor do Acre. “Sempre tenho dito que a bancada federal do Acre sempre trabalha unida e não olha para diferenças partidárias. Nos unimos em prol da população que já não aguenta mais conviver com a sensação de insegurança. O governo estadual tem feito um bom trabalho, contudo, o governo federal precisa dar ao nosso estado um tratamento diferenciado, pois temos em nossas fronteiras os dois maiores países produtores de drogas do mundo. A segurança precisa ser tratada com prioridade”, disse Petecão.

O deputado Alan Rick destacou a importância do Acre participar do projeto-piloto do ministério da Justiça. “Somos um estado fronteiriço. Estamos ao lado do Peru e da Bolívia, em um extenso corredor desprotegido que tem servido para o tráfico internacional de drogas. Infelizmente não temos o apoio necessário das forças nacionais de segurança para proteger nossa fronteira e combater o tráfico na região, razão pela qual a inclusão do Acre no Plano Nacional de Segurança Pública é fundamental e resultará na redução do tráfico de drogas em todo Brasil”, destacou o deputado.

O deputado federal Jesus Sérgio disse que a reunião foi satisfatória, “A reunião foi bastante importante principalmente para apresentarmos ao ministro a situação do nosso estado e somente com relação a entrada de drogas que acontece pelo nosso estado é distribuída para todo o Brasil a gente saiu satisfeito e entendi que o ministro pontuou claramente que vai conversar com o ministro Sérgio Moro e vai tomar as providências”, explicou.

Já a deputada Vanda Milani reiterou  que a geografia do Acre contribui com a violência do estado. “Foi colocada ainda pelos parlamentares a situação singular do Acre, que por sua posição geográfica, com fronteira seca com países sabidamente produtores e exportadores de droga, vem tendo seu território sistematicamente utilizado como canal de entrada e disseminação de narcótico para o resto do Brasil e exterior, o que exige um combate ostensivo, permanente e eficaz ao narcotráfico existente na região. Tudo isto reforça a necessidade de inclusão do Acre no Plano Nacional de Segurança Pública”, disse.

Conforme o deputado federal Manuel Marcos, esse momento é muito importante para o estado. “A bancada está unida. Fico feliz porque quando se refere aos assuntos do estado, não tem a cor da bandeira partidária, mas existe sim, a bandeira do estado Acre. Quero parabenizar a todos que estão unidos em prol do bem-estar do Acre.”, sustentou o deputado.

A deputada federal Perpétua Almeida destacou a importância de enfrentar a violência. “Reunião importante. Fico feliz de ouvir do ministro, general Ramos, o compromisso dele com o Acre. Ele se mostrou solidário a nossa dor de vê a violência avançar e estará conosco no enfrentamento à violência”, afirmou.

O representante do Acre em Brasília, Ricardo França, agradeceu em nome da senadora Mailza Gomes, o apoio de toda a bancada federal nos pleitos do governo do estado, afirmando o que essa união é que fortalece as ações. “A representação do Estado em Brasília busca esse fortalecimento com a bancada, a cada dia, pois, com o esforço conjunto, conseguiremos a visibilidade que o Acre precisa e merece no cenário nacional” reforçou França.

Essa  reunião no Planalto é mais um desdobramento da audiência pública que a senadora Mailza participou no final de agosto em Brasileia, município que faz fronteira com a Bolívia, para discutir e buscar soluções para os desafios da segurança pública na região da fronteira. No município, a parlamentar destacou que vai enviar emendas no valor de   R$1 milhão (um milhão de reais) para a segurança pública em Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

Assessoria