Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de abril de 2024 23:14

Após Socorro Neri detonar filiação de Fernanda Hassem ao PP, nota do partido assinada por Gladson fala em “hierarquia”

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Após a manifestação da deputada federal Socorro Neri (PP) contra a filiação da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, e sua chefe de gabinete, Suly Guimarães, pré-candidata à prefeitura do Município, o PP disse em nota assinada pelo governador Gladson, presidente da executiva estadual do partido, que “as decisões são tomadas de forma colegiada, obedecendo sempre a hierarquia” e que “cabe ao diretório estadual as decisões a respeito do campo político no estado”.

“Baseada nessa estrutura de estímulo à participação democrática, todos os integrantes do partido estão livres para expressarem seus posicionamentos particulares. Entretanto, as decisões são tomadas de forma colegiada, obedecendo sempre a hierarquia que estabelece que a ordem de importância crescente das decisões municipais até as decisões de tomada nacional. Dessa forma, cabe ao diretório estadual as decisões a respeito do campo político no estado”, diz um trecho da nota.

Em outra parte do texto, o PP afirma que “a Executiva Estadual tem estimulado o diálogo com os diretórios municipais através de audiências já agendadas para tratar de questões eleitorais, considerando as especificidades de cada município, em decisões alinhadas e submetidas à aprovação colegiada e nunca através apenas de opiniões particulares; Uma vez alinhada a decisão em sintonia com a ampla maioria da Executiva Estadual e seus quadros, os movimentos partidários são executados com transparência de ações e seriedade no cumprimento de acordos”.

Entenda a polêmica

A presidente da executiva municipal do PP em Rio Branco, deputada federal Socorro Neri, detonou por meio de uma nota interna, disparada em grupos do partido no WhatsApp, as filiações da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, de seu vice Carlinhos do Pelado, e da pré-candidata à prefeitura, Suly Guimarães. O ato acontece na próxima segunda-feira (25) na sede do partido em Rio Branco, mas Socorro se recusa a participar do evento por considerá-lo “tapetão”.

O ingresso de Fernanda e seu grupo no PP deve gerar disputa interna no tabuleiro político do partido em Brasiléia com um emaranhado de confusão e um final a priori pouco previsível.

O atual presidente do PP no município, ex-vereador Joelso Pontes, do grupo de Socorro e da vice-governadora Mailza, já se apresentou e foi apresentado como pré-candidato do partido à prefeitura, porém, ao que tudo indica, deve ser atropelado com a ajuda, inclusive, do Palácio Rio Branco. Foi o governador Gladson Cameli quem convidou Fernanda Hassem para se filiar ao PP, o que também deve mudar a configuração da agremiação em Brasileia. O próximo passo da prefeita, após filiada, será o comando do partido.

Veja a nota de Socorro na íntegra

Bom dia, amigos!

Seria motivo de festa filiarmos uma prefeita e seu grupo, mesmo em fim de mandato, se não fosse à custa de DESTITUIR a executiva municipal de Brasileia e de RETIRAR no TAPETÃO a candidatura a prefeito de um progressista leal como é o Joelso Pontes.

Seria motivo de festa se esse ato de filiação não representasse o coroamento de um ato autoritário e de grande desrespeito àqueles que no sol e na chuva mantém o Progressistas vivo nos municípios.

Hoje está acontecendo com Brasiléia, amanhã poderá ser com qualquer outro. Não sejamos inocentes úteis, não passemos pano para esse absurdo. Sejamos altivos, demonstremos que estamos preparados para o exercício da democracia que tanto pregamos.

Não participarei desta festa. O mandato que o povo acreano me deu tem que servir, pelo menos, para que eu não compactue com INJUSTIÇA.

Meu respeito e solidariedade ao JOELSO, ao DR. ÉDSON e a todos os progressistas de Brasileia.

Socorro Neri