Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de maio de 2024 15:26

Alunos do Curso de Formação de Soldados treinam em torre do Corpo de Bombeiros

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Nesta sexta-feira, 19, no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, em Rio Branco, está sendo realizado um treinamento com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD), utilizando a torre do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), com o objetivo de pôr em prática técnicas de salvamento e descida de altitude com vítimas.

Torre de 21 metros é a primeira construída no Acre e a mais alta da Região Norte. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Segundo o sargento Efrain Teodoro, durante a formação os alunos aprenderam e se adaptaram aos materiais de salvamento, e agora estão pondo em prática quatro técnicas de retirada de vítimas de edificações. “O treinamento capacita o bombeiro para atuar na altura, controlar suas emoções e desenvolver técnicas de salvamento, montar ancoragem, analisar a ocorrência como um todo, sem que as emoções alterem sua capacidade de atuação”, explica.

Sargento Teodoro relata que há 240 soldados em formação e que no treinamento desta sexta-feira há um pelotão formado por 35 alunos que receberam certificado de cem horas pelas atividades. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A torre é fruto de um investimento de R$ 11 milhões na Segurança Pública, que também resultou na aquisição de novas viaturas, computadores, monitores, nobreaks, materiais de tecnologia letal e menos letal, entregues no fim de abril.

Aluno do CFSD, o bombeiro Alan Darlan afirma que “com a verticalização da cidade mais presente, treinamentos dessa magnitude se fazem mais pertinentes”.

“Com a verticalização da cidade mais presente, treinamentos dessa magnitude se fazem mais pertinentes”, afirma o bombeiro Alan Darlan. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A torre de 21 metros é a primeira construída no Acre e a mais alta da Região Norte. Leva o nome do falecido tenente Francisco Laureano, sendo uma importante aliada nas mais diversas ocorrências atendidas pelos agentes de Segurança Pública, já que tem por finalidade o aprimoramento de técnicas de resgate, salvamento e outras missões dos agentes da Segurança.