A Corrupção existente na política brasileira é culpa apenas dos políticos?

Publicado em 03/09/2018 - 10:25 | Por Redação

Por Luana Silva

Sucessivamente o cidadão brasileiro é bombardeado com notícias de políticos envolvidos em corrupção, e a cada notícia é uma figurinha nova que aparece com o rosto estampado nas telinhas. Mas, nada é feito!

Fico tentando compreender a atual relação existente entre os eleitores e os políticos brasileiros. Não sei a quem atribuir tudo isso que está aí no ar (corrupção, saqueamentos dos cofres públicos, impunidade, morosidade da justiça).

Meus amigos, com quem devemos ficar mais indignado: com a hipocrisia e sofismas de nossos governantes, ou com estado de alienação do eleitorado brasileiro que mesmo sendo todos os dias bombardeados com notícias de políticos envolvidos em esquemas de corrupção continuam a votar nessa tripulação de aproveitadores?

São cada vez mais frequentes os casos de políticos presos e envolvidos em algum tipo de esquema de corrupção, que retornam ao poder pelo voto popular.

Mas, amigos a grande reflexão que devemos fazer é: se existem políticos corruptos e compradores de voto, é porque também existem eleitores corruptos vendedores de voto. Como já está claro em nossa Constituição, Art. 1º, parágrafo único. “Todo o poder emana do povo”.

Ademais, a reeleição de políticos corruptos comprova o quanto a sociedade, que sempre reconhece a exorbitante desigualdade, é também responsável pela “licença para roubar”. O povo grita mudança, mas continuam votando nas mesmas figurinhas repetidas, continuam votando em políticos corruptos.

De modo geral, só criticamos os políticos, tratando o poder maior que é o do povo como inocentes, e, não como de fato são: tão corruptos quanto o político corrupto. Para melhor entender, basta analisar a forma como as pessoas se calam quando são beneficiada com algo – é a velha e nova política da troca de favores que é tão comum e frequente no Brasil – a única que prevalece hoje, no ontem e no amanhã. As pessoas se revoltam com os casos de nepotismos, mas não veem problema algum quando políticos usam de sua influência para que sejam beneficiadas em algum cargo comissionado, ou em qualquer outro privilégio.

Por isso, eleitores corruptíveis contribuem para a perpetuação de políticos corruptos. Logo, tudo que está aí no ar (corrupção, saqueamentos dos cofres públicos, impunidade, morosidade da justiça), nada mais é que um REFLEXO DA PRÓPRIA SOCIEDADE.

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.