Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de novembro de 2024 12:11

Secretaria de Administração promove workshop sobre gestão patrimonial em Cruzeiro do Sul

Facebook
Twitter
WhatsApp

Por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa (Seagea), o governo do Acre realizará, na quarta-feira, 9, e quinta, 10, o workshop de gestão patrimonial Meu Bem, Minha História, no auditório principal do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Cruzeiro do Sul, localizado na Av. Lauro Müller, 1.932, bairro Artur Maia.

O evento será uma oportunidade para discutir as principais atualizações nas áreas de gestão central do patrimônio e gestão documental, com foco na modernização e transparência dos processos administrativos. Também haverá o lançamento do Sistema de Reaproveitamento de Bens Móveis (Reuse), uma iniciativa da Diretoria de Modernização e Desenvolvimento Institucional (Dirmod) da Sead. O sistema Reuse visa promover o reaproveitamento de bens móveis e facilitar a troca de itens em desuso entre os órgãos da administração pública estadual, garantindo uma gestão mais eficiente e sustentável.

A diretora de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística (Dirpap) da Sead, Gleilce Araújo, ressalta que a gestão do patrimônio público, quando realizada de forma eficiente, beneficia tanto os servidores quanto a sociedade: “A gestão patrimonial e documental vem ganhando destaque na administração pública em âmbito nacional, devido à necessidade de cumprimento das obrigações legais. O governo do Acre, entendendo esse movimento que resulta em uma administração eficiente e transparente, vem desenvolvendo ações com o objetivo de criar ferramentas e capacitar os servidores envolvidos. Este evento é uma oportunidade para os servidores se aproximarem da gestão patrimonial e demonstra a responsabilidade do governo com o bem público”.

Programação

– Normativos legais sobre gestão patrimonial: apresentação das legislações que regulamentam a área, como a Lei Federal nº 4.320/1964 e a Lei Complementar Federal nº 101/2000

– Relatórios e prazos: discussão sobre a publicação e encaminhamento dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO) e dos Relatórios de Gestão Fiscal (RGF)

– Prestação e tomada de contas: abordagem sobre normas e diretrizes estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC) e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN)

– Diagnóstico do inventário de bens móveis: apresentação dos impactos do inventário na gestão patrimonial do governo do Acre

Para o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, o workshop é mais do que um espaço para discutir questões técnicas: “É uma oportunidade valiosa de atualização e capacitação para nossos servidores, em especial os que lidam diretamente com a gestão patrimonial e documental. A modernização dos processos administrativos que estamos promovendo demonstra o compromisso do governo com a eficiência, a transparência e o uso responsável dos recursos públicos. A participação de todos é necessária para podermos alinhar nossas práticas às novas diretrizes e continuar oferecendo serviços de qualidade à população”.