Cruzeiro do Sul, Acre, 24 de novembro de 2024 17:42

Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Marinha do Brasil realizam mutirão em parceria para manter limpeza das praias

Facebook
Twitter
WhatsApp

Com a chegada do verão a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com a Agência Fluvial da Marinha do Brasil, está realizando um mutirão de limpeza nas praias locais, que ficam as margens do Rio Juruá, alunos da escola Dom Ruth também participaram da ação.

As atividades de limpeza se estendem por várias praias movimentadas, como a Praia da Várzea, Polo Naval, Boca do Moa, Moa e Igarapé Preto. Durante a ação, lixeiras foram estrategicamente instaladas para facilitar a coleta e armazenamento do lixo, que é posteriormente destinado ao aterro controlado de Cruzeiro do Sul.

 

Até o momento, foram coletados aproximadamente meia tonelada de lixo, incluindo materiais recicláveis e garrafas de vidro, que representam um risco significativo à saúde pública. A abordagem educativa, ao invés de punitiva, busca sensibilizar a população para práticas mais sustentáveis e responsáveis.

A iniciativa destaca a importância de ações conjuntas entre o poder público, instituições militares e a comunidade para a preservação ambiental. A Prefeitura de Cruzeiro do Sul vem buscando promover políticas públicas voltadas para a sustentabilidade, com o apoio fundamental de parceiros como a Marinha do Brasil e as instituições educacionais locais.

 

O projeto envolve também escolas de ensino médio, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

 
 

Alisson de Souza, estudante da Escola Dom Henrique Ruth, compartilhou sua motivação: “O que me motivou é que pequenas atitudes podem transformar a nossa sociedade, e um pequeno ato meu pode deixar o nosso ambiente um lugar melhor. Se cada um fizer a sua parte, a gente pode transformar o meio em que vivemos.”

 

Capitão Wadson, da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, destacou a missão de prevenir a poluição hídrica.

“A Marinha do Brasil, por intermédio da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, está participando com o projeto da Secretaria de Meio Ambiente de limpeza das praias. Apesar de não ser uma atividade principal da agência, ela é contida na missão, que é a prevenção da poluição hídrica. A gente contribui para que isso possa acontecer, para toda a população ter a consciência do quão importante é o meio de sobrevivência. Porque a cidade é banhada pelos rios, e esse é fluxo de muitos meios de transportes que muitas pessoas têm. Então por isso, devemos manter limpo o habitat onde circulamos”.

 

O secretário Ygoor Neves enfatizou o impacto positivo dessa ação para os banhistas, turistas e a comunidade local.

“Nosso prefeito Zequinha Lima determinou que pudéssemos realmente estar estreitando os laços, realizando parcerias com essas instituições que têm essa finalidade ambiental. O objetivo é entregar para a nossa sociedade, para os banhistas, uma praia mais limpa e organizada, sem qualquer tipo de risco à saúde.”