A Prefeitura de Cruzeiro do Sul deu início nesta quinta, 21, e prossegue nesta sexta-feira,23, pelo Bairro Miritizal, à operação integrada envolvendo as ações das secretarias de saúde e de meio ambiente e limpeza pública. A secretária municipal de saúde, Valéria Lima, destaca que a iniciativa visa mitigar os impactos da inundação nos bairros mais afetados, começando pelo Miritizal. O objetivo também é a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue.
“Começamos nesta quinta-feira pelo bairro do Miritizal. São dois dias de sensibilização à população, para que retirem entulhos e lixos do fundo do quintal e os coloquem na frente das casas, pois na segunda-feira o secretário do meio ambiente irá com toda a sua equipe para realizar a limpeza, removendo o lixo e os resíduos”, explicou Valéria Lima.
As equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, realizam visitas domiciliares para identificar áreas endêmicas e, para, posteriormente, aplicar o serviço de borrifação intradomiciliar. “Estamos abrangendo toda a área do Miritizal, tanto do meio, quanto de cima, quanto de baixo. Por isso, são dois dias de trabalho intenso”, destacou a secretária.
O combate às doenças transmitidas por vetores é uma das principais preocupações das autoridades de saúde. A distribuição de hipoclorito visa prevenir doenças como a dengue, a leptospirose e a hepatite A.
Os agentes também entregam nos domicílios, um kit contendo hipoclorito, a ser utilizado na água para consumo, com as respectivas orientações de dosagem e tempo de espera para garantir a eficácia do produto.
“Estamos orientando os moradores a não deixarem água parada em seus reservatórios por mais de três dias, a fim de quebrar o ciclo do mosquito transmissor da dengue. Além disso, fornecemos informações sobre os cuidados necessários para prevenir a leptospirose e a hepatite A. Estamos comprometidos em garantir a saúde e o bem-estar da população neste momento difícil. Nossas equipes estarão atuando incansavelmente para recuperar a normalidade nos bairros afetados pela alagação”, concluiu Valéria Lima.
Todos os bairros de Cruzeiro do Sul serão alcançados pelo mutirão de limpeza da prefeitura de Cruzeiro do Sul.