Em virtude do início do ano letivo, na segunda-feira, 20, e por conta da implantação do Novo Ensino Médio nos centros socioeducativos, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) promoveu uma formação pedagógica dirigida aos professores dos centros socioeducativos na Escola Darquinho, em Rio Branco, nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16.
Cerca de 30 professores participaram da capacitação, destinada para trabalhar com um público de aproximadamente 120 adolescentes privados de liberdade.
![](https://i0.wp.com/agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/IMG_20230316_094052-1-1024x684.jpg?resize=800%2C534)
Os professores que participam da formação trabalham na Escola Darquinho, que possui anexos nos centros socioeducativos Santa Juliana, Aquiry, Mocinha Magalhães e Acre, com oferta de ensino fundamental e médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Estamos implantando o Novo Ensino Médio também aqui nas medidas socioeducativas, e é importante destacar que o mesmo ensino que é dado lá fora é ministrado aqui dentro. Os professores estão muito empolgados e envolvidos nesta formação, porque as pautas estão muito interessantes”, frisou o diretor da Escola Darquinho, Wagner Vasconcelos.
![](https://i0.wp.com/agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/DSC_0219-1024x740.jpg?resize=800%2C578)
A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos jovens a oportunidade de receber uma educação de qualidade, mesmo em um ambiente desafiador. Os professores estão sendo capacitados com técnicas e estratégias pedagógicas específicas para atender às necessidades desse grupo de alunos em situação de vulnerabilidade.
A professora Sara Nascimento, que trabalha há oito anos na escola e todo ano participa dos encontros, diz: “A formação tem o intuito de nos instruir para entrarmos na sala de aula capacitados, trazendo informação para os nossos alunos e uma mediação eficiente”.
A educação é fundamental para garantir o acesso a direitos básicos, como saúde, emprego e justiça. Também é uma maneira efetiva de combater a pobreza, a desigualdade e a discriminação, fornecendo a todos as mesmas oportunidades para alcançar seus objetivos e sonhos.