Craque brasileiro fica fora de premiação outra vez, mas história mostra que é possível para atacante do PSG. Cristiano Ronaldo e Messi melhoraram números quando chegaram perto dos 30 anos
Por Daniel Mundim — Rio de Janeiro
Neymar não escondeu sua frustração por estar fora do trio final da premiação de melhor do mundo da Fifa. Brincou que tentaria o basquete. Pensou em virar gamer. Mas é possível dizer que o histórico recente do prêmio e o desempenho do brasileiro em campo alimentam o sonho do atacante do PSG conquistar o feito atingido por Lewandowski nesta quinta.
Neymar, em ação pelo PSG: atacante ficou na nona posição da eleição da Fifa — Foto: Aurelien Meunier/PSG via Getty Images
Neymar completa 29 anos no próximo dia 5 de fevereiro. Caso seja melhor do mundo, ele seria o brasileiro mais velho a levar o prêmio. Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaká eram mais novos quando ganharam (veja mais abaixo).
Das 30 edições da cerimônia, apenas 11 vezes jogadores com 29 anos ou mais foram vencedores. No entanto, essa é a realidade desde 2016, com Cristiano Ronaldo, Modric, Messi e Lewandowski.
OBS: foram consideradas as idades de cada jogador no ano da conquista, e não na data da cerimônia — Foto: Infoesporte/ge.globo
Melhor em 1999, Rivaldo acredita que Neymar se mantém como forte candidato para os próximos anos. Em entrevista ao Betfair.net, o ex-meia reiterou sua confiança no atual camisa 10 da Seleção.
Conquistaram, pela primeira vez, o prêmio de melhor do mundo com 29 anos ou mais o alemão Lothar Mattäus, o liberiano George Weah, o português Luís Figo, o italiano Fabio Cannavaro, o croata Modric e, por último, o polonês Lewandowski. Se conseguir na próxima edição, Neymar seria o sétimo.
Desde que chegou ao futebol europeu, em 2013, o brasileiro do PSG esteve no Top-3 da eleição da Fifa duas vezes: em 2015 e em 2017. Foi o quinto em 2013, sétimo em 2014, quinto novamente em 2016, ficou fora da lista dos 10 primeiros em 2018 e 2019 e nono colocado neste ano.
Tite fala sobre a evolução de Neymar e os seus votos no prêmio The Best da FIFA
Cristiano e Messi mostram que há muito pela frente
As carreiras de Cristiano Ronaldo e Messi, que impuseram uma era na premiação entre 2008 e 2017, dão bons sinais a Neymar. Ambos melhoraram seu desempenho a partir dos 28 anos. E o brasileiro apresenta performance (com gols e assistências) semelhante ao deles até essa idade.
Veja as comparações:
Cristiano Ronaldo faz aniversário no mesmo dia que Neymar, 5 de fevereiro. A melhor fase do português foi partir da temporada na qual ele completou 29 anos, em 2013/14, o que equivale ao atual estágio para o atacante brasileiro. O português conquistou quatro de suas cinco Champions, a Eurocopa e a Liga das Nações por Portugal e três de suas cinco Bolas de Ouro.
O atacante da Juventus também deu um salto na sua performance. A média de gols por jogo passou de 0,58 por partida, até os seus 28 anos, para 0,96 atualmente.
- Cristiano Ronaldo até os 28 anos (até 2012/13)
Gols: 364
Assistências: 127
Jogos: 628 - Cristiano Ronaldo a partir dos 29 anos (desde 2013/14)
Gols: 39
Assistências: 94
Jogos: 406
Com Messi, ocorre algo parecido. Sua média de gols e assistências por jogo é superior na fase atual. No entanto, o argentino conquistou cinco de suas seis Bolas de Ouro com 28 anos ou menos. E três de suas quatro taças da Champions também vieram na primeira metade da carreira. Seu auge foi em 2012, quando chegou à incrível marca de 91 gols no ano, aos 25 anos.
- Messi até os 28 anos (até 2015/16)
Gols: 508
Assistências: 213
Jogos: 644 - Messi a partir dos 29 anos (desde 2016/17)
Gols: 205
Assistências: 87
Jogos: 245
Agora veja a comparação, em média de gols, assistências e participações em gol por jogo, entre Neymar e os dois craques, até os 28 anos.
Até a temporada passada, o brasileiro fez 372 gols e 199 assistências em 597 partidas como profissional. Ele tem mais participações em gol por partida do que Cristiano teve no mesmo estágio da carreira, mas fica atrás de Messi. Para Rivaldo, o atacante do PSG mostra que tem condições.
– Não é fácil competir com dois jogadores que marcam tantos gols e conquistam tantos títulos por tanto tempo. São exemplos de consistência e que reduzem outras chances de ganhar esse prêmio. Mesmo assim, o Neymar ainda tem sua chance e deve lutar por ela porque tem talento para isso – afirmou o melhor do mundo de 1999, ao Betfair.net.
“O PSG tem um grande time e o Neymar está ficando mais experiente temporada após temporada”, concluiu Rivaldo.
fonte:GE