Cruzeiro do Sul, Acre, 29 de abril de 2024 22:17

Prefeitura de Cruzeiro do Sul promove capacitação sobre queimadas e gestão de resíduos sólidos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A solenidade de abertura da capacitação contou com a presença das secretárias de Meio Ambiente e Saúde, Suzana Farias e Juliana Pereira.

Comprometida com as políticas públicas ambientais, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Ministério Público do Estado, ONG CBCN, Defesa Civil e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), realiza nesta terça-feira, 10, uma formação para educadores ambientais, com foco nas queimadas urbanas e gestão adequada de resíduos sólidos.

O evento, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reúne todos os gestores da área ambiental, bem como os agentes de endemias da Secretaria de Saúde, tendo em vista que a educação é a maneira mais eficaz de prevenir doenças e crimes contra a natureza.

“A prevenção e combate as queimadas ilegais estão entre as prioridades da nossa gestão, bem como o descarte correto dos resíduos sólidos. Temos feitos inúmeros investimentos nesses segmentos, pois compreendemos que esse cuidado não atende apenas as necessidades do meio ambiente, mas das pessoas. Tanto as queimadas como o descarte inadequado do lixo, prejudicam diretamente a nossa saúde”, endossou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

Iverson Bueno, promotor de Justiça do MPE, destacou os prejuízos das queimadas. “Temos visto o aumento das doenças respiratórias, em decorrência das queimadas em todo o país. E a disseminação de informação e conscientização proporciona a mudança de comportamento das pessoas e consequente reduz índice dessas práticas contra o meio ambiente”, observou.

“Quero parabenizar o prefeito por esse evento e à sua equipe, que muito trabalha para melhorar os serviços em Cruzeiro do Sul. Esse tema é complexo e requer dedicação, pois envolve todas as áreas de nossa vida. E muitas vezes, o que falta à população é informação e esse encontro vem para sanar exatamente essa demanda social”, frisou o vereador Elenildo da Pesca.
Assessoria