Cruzeiro do Sul, Acre, 30 de abril de 2024 14:41

Projeto ‘Biblioteca Comunitária’ une saúde a educação em unidade básica de Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

No local são disponibilizados livros para leitura, enquanto os pacientes aguardam o atendimento, além de poder levar os exemplares para ler em casa e depois devolver.

Assessoria

Unir saúde e educação em um único local está sendo possível graças a execução do projeto ‘Biblioteca Comunitária’, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde da 25 de Agosto. A ação é uma ideia do professor da Universidade Federal do Acre, Júlio Cesar de Melo (saber sobrenome), que se uniu a estrutura da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. No local são disponibilizados livros para leitura, enquanto os pacientes aguardam o atendimento, além de poder levar os exemplares para ler em casa e depois devolver.

O professor reaproveitou uma antiga geladeira, que seria jogado no lixo, e dela construiu uma estante, que encheu de livros diversos. O paciente Tancleison Pereira aprovou a ideia.

“É muito importante, até porque as pessoas ficam aguardando, e é um meio que tem pra distrair com a leitura. Gostei bastante e já sei que posso levar até mesmo os livros para ler em casa, isso é muito importante. Estão de parabéns”, falou.

O coordenador da Unidade Básica, James Marques, contou que o projeto ajuda bastante, pois mesmo o posto disponha de inúmeros profissionais, é necessário aguardar algum tempo o atendimento devido a grande demanda, e os livros ajudam os pacientes a distrair.

 “Fomos procurados pelo professor Júlio, da UFAC, com o propósito de montar uma biblioteca educativa, onde os usuários vêm pra sua consulta e possam pegar um livro pra ler, e enquanto aguardam. Até os que não sabem ler tem uma revista com umas imagens, para ficarem observando. É uma biblioteca comunitária, era uma geladeira que eles pintaram e trouxeram até a UBS. As pessoas que querem levar o livro também pode, através de um protocolo você assina e devolve. A comunidade também recebe doações de livros e revistas”, destacou o coordenador.