Jogador passará por intervenção cirúrgica ainda esta semana e deverá atuar só no último trimestre da temporada
O atacante Fred passará por cirurgia, ainda nesta semana, para refazer o ligamento anterior cruzado, totalmente, e um dos ligamentos periféricos do joelho direito, rompidos ainda no primeiro tempo da semifinal contra o Tupi, no último domingo, no Mineirão. Segundo o diretor médico do Cruzeiro, Sérgio Campolina, o prazo de recuperação é entre seis e oito meses, com o jogador podendo voltar a atuar no último trimestre desta temporada.
Fred se lesionou durante a partida contra o Tupi, no último domingo (Foto: Reprodução/Premiere)
O médico cruzeirense explicou a lesão em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, na sede administrativa do Cruzeiro, e disse que a situação poderia ter sido ainda mais grave e incomum pelo tipo de lance em que ocorreu.
– O Fred teve um trauma no joelho atípico aonde ele fez movimento de rotação e stress, que não é o comum para um atleta de futebol. Geralmente, acontecem com atleta com os pés no chão. Quando eu o examinei, vi que havia algo de preocupante. Levei ele para o vestiário e o encaminhei para fazer exame de imagem, onde confirmou a minha suspeita de lesão do ligamento anterior cruzado. Além disso, ele teve uma lesão na parte periférica, que a gente chama de não articular do joelho, um ligamento lateral. Comentei com ele (Fred) que, pelo mecanismo de lesão, foi a lesão menos grave que ele poderia ter. Aquela lesão, aquele movimento que ele fez, a gente chama de movimento complexo, onde geralmente os ligamentos rompem, cruzado posterior, anterior, menisco, ligamento cruzado colateral. São lesões cirúrgicas, ele deve estar fazendo essa cirurgia ainda essa semana. A lesão, em si, tem um prazo de seis a oito meses de recuperação. Então, esse é o prazo que vamos trabalhar – explicou Sérgio Campolina.
A data da cirurgia ainda não foi marcada, mas deverá ocorrer a partir de quarta-feira. O atleta, que será operado por Sérgio Campolina (especialista em joelho), ainda passará por exames pré-operatórios e fará toda a recuperação no Cruzeiro.
Sérgio Campolina concedeu coletiva nesta segunda-feira (Foto: Thaynara Amaral)
– Felizmente de todas as lesões possíveis, ele teve a menos grave. São lesões cirúrgicas, deve estar fazendo essa semana ainda. Está terminando os exames pré-operatórios. Assim que for liberado pelo cardiologista e anestesista, eu irei fazer o procedimento. Em relação à cirurgia, não tem muita diferença com o habitual. A cirurgia é importante, mas o mais importante é reabilitação, porque o resultado, o prazo biológico é comum a qualquer pessoa. O que vai definir se será bom ou ruim o resultado é a recuperação. Felizmente, o clube tem condição de fazer uma recuperação mais do que adequada – garantiu o médico cruzeirense.
Sérgio Campolina explicou uma situação interessante. A recuperação deverá ser mais rápida porque ocorreu na perna em que Fred mais usa no futebol.
– A recuperação do lado dominante sempre é melhor, porque a perna de apoio é muito mais. Existe questão da inteligência articular, a inteligência do lado dominante é maior, a musculatura é mais responsiva. Ou seja, ele perde mais massa muscular pelo repouso que está nele, mas recupera mais por ser a parte dominante do que fosse lado de apoio. Fred é um atleta forte e isso vai ajudá-lo na cirurgia. Rompimento não tem como costurar, a gente tem que substituir, e a gente substitui, usando uma estrutura do próprio ligamento para isso. E ele sendo forte, vigoroso, o tendão é mais forte e, com isso, o ligamento fica mais forte.
Como foi a lesão
O jogo contra o Tupi, nesse domingo, marcou o retorno de Fred aos jogos, após se recuperar de lesão na panturrilha direita. Entretanto, a volta durou pouco tempo. O atacante se chocou com Sidimar, ao chutar a perna do zagueiro (veja no vídeo abaixo) e precisou ser substituído, logo aos 27 minutos do primeiro tempo. Raniel, que agora deve ganhar uma sequência no time titular, entrou no lugar do camisa 9 na partida.

Pouco tempo após se recuperar de uma lesão, atacante Fred se machuca novamente
Depois do choque com Sidimar, Fred ficou caído em campo sentindo bastante dores. Ele mal conseguia colocar o pé no chão e deixou o gramado de maca. À tarde, surgiu a informação que o atacante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito (LCA) e estava com a temporada em xeque. Sérgio Campolina explicou detalhadamente o que ocorreu com as lesões.
– O ligamento cruzado teve um rompimento total. Na verdade, o ligamento cruzado tem dois ligamentos e foi rompido totalmente. O ligamento periférico tem vários ligamentos, pequenos, mas que trabalham conjuntamente. O ligamento mais importante lateral não foi lesionado. Ele teve lesão no ligamento secundário. Como o profissional que fez exame, avaliou, ele notou essa lesão.
Primeira lesão no joelho direito
Sérgio Campolina informou que a recuperação ainda pode ser ajudada porque Fred nunca teve uma lesão no joelho direito. Segundo ele, o joelho do atacante é de “menino”.
A lesão no joelho direito de Fred (Foto: Infoesporte)
– Teria se o joelho não fosse virgem, ou seja se ele tivesse outros lesões naquele joelho. Mas não tem. A cartilagem dele é boa, o menisco é bom, e esse prognóstico, que pode retardar a recuperação, não pode ser alterado. Para mim, o joelho dele é de menino.
Sem sequência
No dia 27 de fevereiro, no duelo com o Racing, Fred sofreu um estiramento na panturrilha direita, uma lesão considerada leve pelo clube. A contusão fez com que o atacante desfalcasse o Cruzeiro em cinco jogos. Quase um mês depois, ele retornou ao time. Porém, machucou novamente.
Fred também se lesionou na estreia da Libertadores (Foto: Gabriel Duarte)
Desde que estreou, diante do próprio Tupi, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, Fred marcou apenas um gol (na vitória por 2 a 1 sobre o Tombense, fora de casa). Esse é o pior início de ano da carreira do jogador, em termos de bola da rede. Até aqui, ele disputou nove jogos – todos como titular.
Além de Raniel, o técnico Mano Menezes também tem à disposição: Sassá (recuperado de lesão no joelho direito), Rafael Sobis e Rafael Marques.
(*) Sob supervisão de Gabriel Duarte.
fonte:globoesporte.com