Cruzeiro do Sul, Acre, 17 de maio de 2025 10:16

Estudantes da rede estadual participam do 1º Simula Enem 2025 do programa Pré-Enem Legal

Facebook
Twitter
WhatsApp

Com objetivo de preparar os estudantes da 3ª série do ensino médio da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) está realizando, na quinta-feira e sexta, 15 e 16, o 1º Simula Enem 2025. A ação integra o programa Pré-Enem Legal e contempla aproximadamente 9.774 alunos em todo o estado.

Estudantes da rede estadual participam do 1º Simula Enem 2025, em ambiente que replica condições reais do exame. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A atividade, que replica as condições reais do Enem, foi planejada para oferecer uma experiência completa, contribuindo para que os estudantes possam medir seus conhecimentos, aprender a gerenciar o tempo de prova e desenvolver estratégias para o controle do nervosismo.

“É uma vivência para o estudante entender como será a prova do Enem. O simulado contempla todas as áreas de conhecimento, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, e também inclui uma proposta de redação, que deve ser escrita e transcrita para a folha oficial, exatamente como acontece no exame real”, explica Manuely Costa, professora de História do programa Pré-Enem Legal da SEE.

Professora Manuely Costa destaca importância do simulado para desenvolvimento da autonomia e confiança dos alunos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Segundo a docente, o primeiro dia de aplicação, esta quinta-feira, corresponde ao Caderno 1, com questões de linguagens, ciências humanas e a proposta de redação, totalizando 90 questões que devem ser resolvidas em cinco horas e meia. Já na sexta os estudantes enfrentam provas de ciências da natureza e matemática, encerrando as quatro áreas exigidas pelo Enem.

“Além de toda essa vivência, o diferencial é que haverá correção e tabulação das provas nos moldes do Enem, para que os estudantes saibam qual é o seu nível de conhecimento. Quando realizarmos o segundo simulado, em agosto, eles poderão comparar os resultados e perceber seus avanços. Isso ajuda a direcionar os estudos, identificando pontos fortes e fracos”, complementa a professora.

Júlio D’Ávila, da Escola Tiradentes, avalia simulado como uma experiência completa e semelhante à prova do Enem

No Colégio Militar Tiradentes, o estudante Júlio D’Ávila avaliou positivamente a iniciativa: “Achei muito boa e completa. Foi bastante parecida com o Enem. Esse estímulo que a Secretaria de Educação promoveu vai ajudar muito. Para quem não tem acesso a cursinhos ou programas preparatórios, o simulado dá uma boa noção do que é o Enem e ajuda a controlar a ansiedade”.

Para seu colega Guilherme Kallyel Ferraz, o simulado reforça a preparação ao longo do ano. “A prova estava tranquila, com a cara do Enem. A equipe do Pré-Enem sempre está aqui na escola, então a gente vai se acostumando. Essa atividade prepara todo mundo e dá uma base real do que a gente vai encontrar no dia da prova”, relatou.

Guilherme Kallyel Ferraz ressalta que simulado ajuda na ambientação com a prova e fortalece preparação para Enem. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O programa Pré-Enem Legal continuará com atividades ao longo do ano, incluindo um novo simulado, previsto para agosto.