Cruzeiro do Sul, Acre, 17 de maio de 2025 13:39

Com PP comandando federação no Acre, União Brasil deverá indicar vice na chapa de Mailza

Facebook
Twitter
WhatsApp

Faltando mais de 1 ano para as eleições de 2026, a recente federação entre Progressistas e União Brasil já começa a desenhar como será o cenário político para as próximas eleições.

No Acre, com o PP assumindo o comando da federação, a equação política em torno da pré-candidatura de Mailza Assis ao governo ganha novos contornos.

Gladson e Mailza durante evento que anunciou a federação do PP com o UB/Foto: Reprodução

Mailza, que vai comandar o governo com saída de Gladson Camelí do cargo, tem sido cuidadosa na construção de uma aliança que garanta musculatura eleitoral e, claro, governabilidade.

Fontes ouvidas pela coluna apontam que, com o PP à frente da federação, há uma costura em andamento para que o União Brasil indique o nome do vice na chapa. O acordo, que vem sendo tratado como “aceno de equilíbrio”, agrada as duas siglas e evita atritos internos — por ora.

Nos bastidores, nomes já começam a circular, entre eles, o do secretário de Relações Federativas, Fábio Rueda, que ganha força principalmente por conta da influência do irmão, Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil.

O partido quer emplacar alguém com perfil técnico, mas que também tenha capital político no interior — região estratégica para a disputa.

A expectativa é que, até o segundo semestre deste ano, Mailza intensifique as conversas com aliados, buscando consolidar sua base e se proteger de possíveis dissidências.

Nada mais justo

Se o PP realmente encabeçar a federação no Acre — como já garantiu o governador Gladson Cameli —, nada mais justo que o União Brasil tenha a indicação do vice-governador.

O partido é um dos maiores do país e tem uma base forte no Acre, com 3 deputados federais, 3 deputados estaduais e 3 vereadores na capital.