Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de abril de 2025 23:17

Prefeitura de Cruzeiro do Sul articula instituições para apoio às Vítimas da Enchente do Rio Juruá

Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta quarta-feira, 19, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul reuniu representantes de diversas instituições para articular o apoio às vítimas da enchente do Rio Juruá, que continua a atingir a cidade. O encontro, realizado na sala de situação, montada na sede do Corpo de Bombeiros, contou com a presença do prefeito Zequinha Lima, além de representantes das secretarias municipais, da Secretaria de Saúde do Estado, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.O objetivo da reunião foi coordenar as ações para o atendimento às famílias atingidas pelas águas do Juruá e alinhar estratégias para o enfrentamento da cheia, que já afeta 12 bairros e 15 comunidades rurais de Cruzeiro do Sul, com a marca de 13,70 metros.

 

O prefeito Zequinha Lima, que já esteve monitorando junto com a Defesa Civil as áreas alagadas na manhã de hoje, falou da importância da união de todas as instituições nesse momento,para que possam atuar em conjunto. “Hoje, estamos fazendo uma reunião da sala de situação para que possamos demonstrar a real situação, a perspectiva que temos e as medidas que estamos tomando para amenizar o sofrimento das pessoas. A perspectiva é de muita chuva, o Juruá deverá continuar subindo nos próximos quatro dias. Precisamos colocar o nosso plano em prática, e todos já estão mobilizados: corpo de bombeiro, Defesa Civil, os órgãos do Estado e o aparato militar do município”, afirmou o prefeito.

A prefeitura também está com toda estrutura pronta para atender as necessidades e tomando providências para a distribuição de recursos e serviços essenciais. “Já temos os barcos e as equipes prontas, com grupos específicos para transportar pessoas no rio e em terra, além da alimentação, saúde e educação e todo suporte necessário nesse momento”, disse .

 

Decreto de Emergência

 

O prefeito Zequinha Lima decretou na terça-feira, 18, o Decreto de emergência grau I, tendo em vista que a cheia do Rio Juruá já atinge mais de 3 mil famílias.

“Estamos em primeiro grau de emergência, aguardando a confirmação de dados suficientes para decretarmos a situação em segundo grau. Estamos pedindo o reconhecimento do Governo do Estado e do Governo Federal para que possamos receber o apoio necessário. Já temos mais de 3 mil famílias atingidas, com 12 bairros e várias comunidades rurais afetadas”, explicou.

 

Corpo de Bombeiros: Monitoramento e Preparação

 

A sala de monitoramento, na sede dos Bombeiros, é local onde a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros realizam os monitoramentos e prospecções do Rio Juruá e das áreas atingidas pela cheia. O local recebe as primeiras solicitações de retirada das famílias, mobiliza as equipes e oferece todo suporte necessário.

 

O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Josadac Cavalcante, detalhou as ações de monitoramento e prevenção que estão sendo realizadas. “Estamos com nosso efetivo mobilizado e trabalhando junto com a Defesa Civil Municipal e as equipes da prefeitura. Diariamente, coletamos dados meteorológicos e cruzamos essas informações com as leituras feitas nas réguas dos rios, para criar um prognóstico para os próximos dias”, informou.

 

O comandante explicou que há previsão de chuvas consideráveis (entre 5 a 75 milímetros), e o Rio Juruá pode continuar a subir, principalmente dependendo da concentração das chuvas. “Continuamos monitorando a região, principalmente as cabeceiras do Juruá, e com isso conseguimos antecipar nossas ações, como a quantidade de abrigos, embarcações e equipes para retirar as pessoas em tempo hábil. A previsão é de que, se a chuva se concentrar na região, o nível do rio possa continuar a subir nos próximos dias, com uma possível piora já no final de semana”, concluiu.