A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Escolar, realizou nesta segunda-feira, 17, a 1ª reunião ordinária de 2025 para definir os novos membros do Conselho Municipal e a participação do município na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
O Departamento trata-se de um sistema de gestão intersetorial, participativa e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das Politicas de Segurança Alimentar e Nutricional. Promove o acompanhamento, o monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional, bem como, a legalidade do Conselho Municipal junto à Câmara Governamental de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional -CAISAN.Isso possibilitará ao município de Cruzeiro do Sul angariar recursos federais e participar de Programas de Segurança Alimentar dos governos estadual e federal.
A inserção do município na Câmara governamental de gestão intersetorial tem benefícios como viabilizar a operacionalização de programas de forma integrada e sustentável, a ampliação de políticas de segurança alimentar, apoio técnico para políticas de segurança alimentar, desenvolvimento da agricultura familiar e promoção da cidadania, dignidade, saúde e qualidade de vida para as pessoas.

“Hoje nós demos um passo importante que foi a nossa primeira reunião ordinária do ano de 2025, com a presença do nosso presidente, da CAISAN em Cruzeiro do Sul, Ney Willians, no qual a gente pôde demandar as novas secretarias que estarão, inclusive, constituindo esse conselho da CAISAN porque através dele a gente consegue executar o Plano Nacional de Segurança Alimentar. Então, hoje foi muito importante, demos o pontapé inicial para isso acontecer. Os próximos passos, agora são eleger o presidente do Conselho, que vai ser o conselho fiscalizador dessas políticas, e começar a executar todos os recursos que a gente vai poder solicitar através de cada secretaria que estava presente na reunião”, pontuou a Chefe do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Escolar, Edilamar Marques.

O Secretário da Casa Cívil de Cruzeiro do Sul e Presidente da Câmara Governamental de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional disse que a gestão do prefeito Zequinha Lima tem avançado com as políticas de segurança alimentar.
“Nós fazemos parte desta Câmara e estamos renovando o conselho com participação de todas as nossas secretarias que estão mais presentes quanto a questão do alimento, da aquisição de alimento. A nossa preocupação maior, o nosso desafio maior vai muito além só do combate à fome. Nós temos uma preocupação com a questão da alimentação adequada, o acesso à alimentação, essa questão da alimentação sustentável. Isso exige ações coordenadas das nossas secretarias para que a gente possa de fato levar a segurança alimentar para as pessoas”, concluiu Ney.





