Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de abril de 2025 07:57

Rio Juruá atinge marca de 13,52 metros e Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue monitorando áreas de risco

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na manhã desta segunda-feira, 17 , o Rio Juruá atingiu a marca de 13,52 metros, e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul segue em alerta e monitorando as áreas alagadas. O prefeito Zequinha Lima acompanhou a Defesa Civil na vistoria das zonas mais afetadas, como no bairro da Várzea. Em alguns locais só é possível chegar em pequenas canoas.

 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Lima, o rio segue subindo, o que aumenta a preocupação das autoridades. “O rio está 52 centímetros acima da cota de transbordo e continua subindo é nós municípios vizinhos, como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, também estão registrando elevações.  Todos os afluentes continuam despejando água na calha do Juruá, o que pode piorar ainda mais a situação. As previsões meteorológicas indicam que até o dia 22, há a possibilidade de até 150 mm de chuva, o que pode agravar a cheia”, explicou Lima.

Apesar do nível preocupante, até o momento nenhuma família foi retirada das suas casas, mas 45 residências tiveram a energia elétrica desligada devido aos riscos das inundações. A prefeitura já montou toda a estrutura necessária para agir rapidamente, caso seja necessário retirar as famílias afetadas.

 

O morador da Várzea, Antônio Arnaldo de Souza, disse que ficou mais tranquilo depois da ida do prefeito ao local.

 

“Eu acho importante essa visita do prefeito nas áreas onde a alagação chega pra ver a necessidade de perto porque na situação que nós vivemos aqui, dentro desse baixo, a água inunda todas as casas aí tem que tirar as crianças e com a ajuda do prefeito a gente fica muito satisfeito, porque tem uma esperança que no dia que a gente não puder estar mais dentro de casa, tem um braço forte que pode ajudar a gente”, contou ele.

“O plano de contingência já está em ação. Todos os anos, nossas equipes ficam de prontidão para atender à população nas demandas que surgem com as enchentes. Já temos abrigos prontos, barcos, caminhonetes, caminhões e até mesmo uma tenda montada na margem do rio. A estrutura está completa e contamos com o apoio das instituições parceiras, como o Corpo de Bombeiros e o Exército Brasileiro. Temos 25 homens da Defesa Civil em campo, mas todos os outros estão em alerta. Se necessário, todos estarão prontos para prestar o primeiro socorro às famílias”, destacou o prefeito Zequinha Lima.

O prefeito também alertou as famílias em risco para que procurem a Defesa Civil em caso de necessidade de assistência. “Estamos sempre atentos e vigilantes. Se alguém sentir que sua casa não oferece mais segurança, pode nos procurar. Temos abrigos prontos e todos os recursos necessários para garantir a segurança de todos”, finalizou.

 

A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul

deve ser acionada pelo número 68 999656237 ou pelo 193 do Corpo de Bombeiros.