Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de abril de 2025 07:34

Prefeitura e Associação Comercial fazem tratativas de regras de circulação de caminhões articulados em Cruzeiro do Sul

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, realizou nesta quinta-feira, 13, um encontro com empresários,representantes do Departamento Estadual de Trânsito- Detran,Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, no auditório da Associação Comercial, para tratar da circulação de carretas e veículos articulados no perímetro urbano da cidade.

 

O objetivo da prefeitura é reduzir os impactos negativos causados pelo trânsito de veículos pesados, que enfrentam dificuldades nas vias, em especial nas áreas urbanas e nas ladeiras da cidade, criando regulamentações municipais para complementar as normas federais já existentes. E garantir que esses veículos circulem com segurança, sem prejudicar os veículos menores e sem pôr em risco a população.

 

Na ocasião foi criado um Conselho com a participação de membros de órgãos fiscalizadores, dos Poderes Executivo e Legislativo, do setor empresarial para estudar as vias da cidade e encontrar alternativas para que os veículos pesados possam circular de forma segura. Um estudo será feito para identificar as vias adequadas para esses veículos pesados já que muitos trechos da cidade não são viáveis.

 

Outra medida tratada foi

a restrição de horários para tráfego de veículos de grande porte. A proposta é que esses veículos circulem fora do horário de pico, com a definição de dois períodos específicos em que a circulação será proibida. A implantação de uma área para descarregamento de mercadorias na área do Segundo Distrito, por onde os caminhões chegam,evitando o trânsito intenso na área central, também foi debatida.

O presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul, Jairo Bandeira,ressaltou as dificuldades que a cidade enfrenta devido ao aumento do tráfego de veículos pesados. “As adversidades são inúmeras em relação à trafegabilidade desses veículos, mas o que podemos observar é que muitos empresários já reconhecem os impactos negativos e estamos trabalhando juntos para encontrar soluções”, afirmou.

O empresário Ercinho Cameli também comentou a relevância da discussão. “É de extrema importância se preocupar com esse fluxo de caminhões na cidade. Cada vez mais, a cidade está mais movimentada, e muitos desses veículos nunca haviam circulado por aqui. O que mais foi debatido entre os empresários foi a mudança de rota e a definição de horários específicos para a circulação desses veículos”, falou.

O secretário Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Jonas Lima, destacou a importância da colaboração entre os diversos setores para encontrar uma solução eficaz para o problema. “Iniciamos este debate para buscar soluções conjuntas para o tráfego de veículos articulados no município. A legislação federal já estabelece normas sobre pesos e medidas, e nosso objetivo é criar regulamentações municipais para complementar essas normas, garantindo que esses veículos circulem com segurança, sem prejudicar os veículos menores e a população”, explicou.

 

Lima também ressaltou que o envolvimento de todos os setores é essencial para o sucesso das iniciativas. “Agora, com a criação do conselho, todos terão a oportunidade de opinar e contribuir, seja sobre a fiscalização, seja sobre possíveis mudanças na engenharia de trânsito. Esse grupo técnico vai avaliar a viabilidade das propostas e apresentar soluções que atendam a todos”, concluiu.